Após dar à luz, mulher morre por Covid-19 e irmã adota a criança na Paraiba

Grávidas e puérperas foram incluídas pelo Ministério da Saúde como grupo de risco da Covid-19
Do G1 - “Ela sempre fez o pré natal bem direitinho”, relembra Jucinara Fernandes, irmã de Jéssica Fernandes, que está entre as 54 mortes maternas registradas na Paraíba em 2020. Ela era nutricionista e estava grávida de 8 meses quando foi diagnosticada com Covid-19. Jéssica deu entrada na maternidade Frei Damião no dia 19 de outubro, deu à luz a Bryan já no dia seguinte e, após 19 dias internada, faleceu devido às complicações da doença.

Sua irmã, Jucinara Fernandes, adotou o bebê Bryan, que hoje está com 1 ano e sete meses: “Já me perguntaram um milhão de vezes, ‘você não tem medo dele achar que foi por causa dele que ela morreu?’, mas não vou deixar nenhuma dúvida, não foi por causa dele”, diz Jucinara.

Jéssica Fernandes e seu esposo, pai de Bryan. — Foto: Arquivo pessoal

Grávidas e puérperas foram incluídas pelo Ministério da Saúde como grupo de risco da Covid-19. A pandemia fez com que a Paraíba saltasse de 36 mortes maternas em 2019, para 54 em 2020 e 72 em 2021. Jéssica Fernandes não possuía comorbidades e sempre realizou todos os exames relacionados a sua gravidez que foram solicitados pela médica.