O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, afirmou que o resultado das amostras de testes acerca da circulação da variante Delta do coronavírus na Paraíba foi recebido hoje e foram confirmados 25 casos de infecção por essa nova variante. Ele lembrou que as amostras foram enviadas há 30 dias.
“Nós recebemos agora da Fiocruz a confirmação de 25 amostras positivas para a variante Delta. As amostras foram enviadas desde o final de julho”, disse.
Geraldo garantiu que não há motivo para pânico, pois o Estado está monitorando as variantes, e a vacinação contra a Covid-19 está muito avançada na Paraíba.
Ele disse que, com o quantitativo de 25 casos, já se pode classificar uma transmissão comunitária pela variante Delta no Estado, mas não é esperado um incremento de hospitalização e óbitos pela doença no mês de setembro, apenas um aumento dos casos diários.
De acordo com Geraldo, não é esperada uma alteração relevante em relação ao novo decreto estadual que será publicado em breve. Ele ainda disse que, para ter precisão acerca de onde são os casos confirmados, é preciso aguardar um relatório sanitário.
“As orientações continuam as mesmas, os dez dias de isolamento. O que devemos alertar a população é que essa variante tem 100% mais poder de propagação”, ressaltou.
Por fim, Geraldo pediu que a população continue se protegendo e evite aglomerações, até mesmo com familiares.
Paraíba online.