MEC premia Educação de Sumé com Selo Ouro na Alfabetização
O município de Sumé vem se destacando com grandes conquistas alcançadas na área da Educação, na promoção da alfabetização e no desenvolvimento educacional de suas crianças, fruto de uma política séria, com trabalho, planejamento e investimentos que a gestão do município vem realizando na pasta desde 2025.
A rede municipal de ensino foi contemplada nesta segunda-feira (9) com o anúncio da conquista do “Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização,” concedido pelo Ministério da Educação às redes de ensino que realizaram ações e cumpriram metas para a elevação dos índices de alfabetização durante o ano de 2025.
A secretária municipal da Educação, Denise Sousa, ressaltou que o resultado é fruto de muito trabalho realizado com todas as equipes envolvidas. De acordo com ela, as crianças matriculadas, no ano de 2025, no 2° ano do ensino fundamental, na Avaliação Diagnóstica, apenas 40% delas conseguiam ler dentro de um nível adequado. “Foi um trabalho intenso, realizado por muitas mãos da nossa pasta, que acompanharam de perto as crianças que precisavam de uma atenção especial, e com as estratégias certas e foco, todos contribuíram para que Sumé conquistasse esse Selo e melhorasse os níveis da Educação em nosso município”, disse Denise.
Ela também agradeceu o trabalho dedicado da gestão municipal em manter o compromisso com a Educação de Sumé. “Eu fico grata e parabenizo todos os profissionais da rede que se empenharam neste processo de alfabetização durante o ano de 2025, especialmente os professores do 2° ano que abraçaram essa causa e alfabetizaram 85% dos alunos na idade certa. Também parabenizo o prefeito Manoel Lourenço que não mede esforços na luta por uma educação de qualidade em nosso município, sempre solícito a todas as demandas que apresentamos a ele e comprometido em atender da melhor maneira possível”, destacou Denise.
O Selo Ouro faz parte de uma iniciativa do Governo Federal, com avaliações criteriosas, que tem como objetivo assegurar que os estudantes estejam alfabetizados até o final do 2° ano do ensino fundamental, além de recuperar a aprendizagem dos alunos do 3°, 4° e 5° ano.
Entre os critérios avaliados estão a implementação de políticas públicas educacionais, formação continuada de professores, acompanhamento pedagógico, gestão escolar e indicadores de aprendizagem. A certificação é concedida nas categorias ouro, prata e bronze, conforme o desempenho nas redes de ensino nesses indicadores.
A cerimônia de entrega da premiação será feita pelo MEC e está prevista para acontecer em março.
Ascom
