O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley(PSD), afirmou nesta sexta-feira (20) que não permitirá que o plenário da Casa de Napoleão Laureano seja utilizado como palanque eleitoral neste ano. As declarações foram feitas durante a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) dos Funcionários II, que amplia para 86 o número de equipamentos de saúde requalificados pela gestão municipal desde 2021.

“Importante, chegaram vários projetos e a gente vai ter que dar celeridade para o que for importante e positivo para a nossa cidade, acelerar a votação e encaminhar para as comissões”, disse Dowsley, enfatizando a retomada dos trabalhos legislativos.

Ao reforçar seu compromisso com o regimento interno da Câmara, o vereador afirmou: “Regimento, regimento interno. Não tem o que se fazer e se discutir. Vamos evitar política com politicagem”, ressaltou.

Na oportunidade, o parlamentar também comentou sobre sua trajetória política e futura atuação partidária. Ao ser questionado, ele reafirmou apoio ao prefeito Cícero Lucena (MDB) e indicou que seguirá a orientação do chefe do Executivo municipal: “Eu sou do partido PCL, partido Cícero Lucena, o que ele disser, eu estou junto”, afirmou.

Dinho já afirmou deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nas eleições de outubro, consolidando sua atuação política no Estado e reforçando a aliança com Cícero Lucena, que recentemente anunciou pré-candidatura ao Governo da Paraíba.

Dinho é o apelido do parlamentar Valdir José Dowsley iniciou sua carreira no serviço público em 2003 como chefe de gabinete da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, na gestão do então deputado estadual Rômulo Gouveia.

Em 2004, Dowsley se candidatou pela primeira vez a vereador de João Pessoa e foi eleito. Nas duas eleições seguintes (2008 e 2012) ficou na suplência, mas chegou a assumir mandatos interinos. Entre 2010 e 2011, ocupou o cargo de secretário executivo de Governo e Articulação Política da Prefeitura de João Pessoa, na gestão do então prefeito Luciano Agra.

Ele voltou a ser eleito vereador em 2016 e se mantém na Câmara desde então, sendo reeleito em 2020 e 2024. No início da atual legislatura, Dowsley foi eleito presidente da Câmara para o biênio 2021/2022, sendo reeleito para o biênio 2023/2024.

Ao longo da carreira, Dowsley passou por diferentes legendas: PRP (2004 e 2008), PR (2012), PMN (2016), Avante (2020) e PSD (2024).

O crescimento eleitoral também se destaca: nas quatro primeiras campanhas, obteve entre dois e três mil votos. Em 2020, conquistou 5.480 votos, quase dobrando esse número em 2024, com 9.397 votos, o que reforça seu protagonismo político em João Pessoa.