A região do Cariri paraibano mostrou sua força no cenário estadual do empreendedorismo público. Quinze municípios caririzeiros estão entre os 53 projetos finalistas da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, iniciativa que reconhece e valoriza práticas inovadoras desenvolvidas pelas gestões municipais.

Ao todo, 67 projetos foram inscritos na Paraíba. Destes, 62 seguiram para a etapa de pré-seleção e 53 foram habilitados para a fase final. Entre os destaques do Cariri estão os municípios de Amparo, Assunção, Barra de São Miguel, Cabaceiras, Camalaú, Caraúbas, Congo, Juazeirinho, Monteiro, Prata, Riacho de Santo Antônio, São Domingos do Cariri, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro e Sumé, que agora avançam para a etapa de visita técnica.

Conforme o regulamento, os projetos passam pelas fases de habilitação, pré-seleção estadual, visita técnica ao município e julgamento final. Nesta nova etapa, representantes do Sebrae realizam avaliações qualitativas in loco, observando critérios como impacto ao público-alvo, relevância do problema enfrentado, inovação, criatividade, atuação em rede, potencial de replicação e inclusão social.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Nelijane Ricarte, cada critério recebe pontuação específica ao longo do processo. “Na visita técnica, observamos de forma qualitativa como os projetos cumprem todos os requisitos estabelecidos no regulamento”, explicou.

Entre os projetos da região que seguem na disputa estão:

  • Amparo – Amparo Cabra Fest e suas potencialidades turísticas e culturais
  • Assunção – Empreendedorismo rural e práticas agrícolas sustentáveis com equidade
  • Barra de São Miguel – Qualificação no Ensino Fundamental – ideias que inspiram, inovam e transformam e Barra Empreendedora
  • Cabaceiras – Impulso Empreendedor – serviços integrados para quem quer crescer e Protagonismo no cinema – turismo sustentável na Roliúde Nordestina
  • Camalaú – CIECC gerando turismo e renda
  • Caraúbas – Cultiva Caraúbas – o campo e as águas fortalecendo a alimentação escolar
  • Congo – Capacita Congo e Congo Tá na Moda
  • Juazeirinho – Programa de incentivo e fortalecimento da caprinovinocultura
  • Monteiro – Monteiro – celeiro de poesia e musicalidade e Viva Monteiro – a força da cultura que impulsiona o desenvolvimento
  • Prata – Infância Empreendedora – Inovação pedagógica territorializada e inclusiva e Prata 4.0 – A Caprinocultura que conquistou o Brasil, o mundo e as plantas
  • Riacho de Santo Antônio – Show de Prêmios Cresce Riacho – programa de fortalecimento do comércio
  • São Domingos do Cariri – Costurando Oportunidades – empreendedorismo e identidade territorial e São João do Cariri, Cidade da Fé
  • São José dos Cordeiros – Festival do Mel
  • São Sebastião do Umbuzeiro – Plantar Saúde
  • Sumé – Sumé HUB de Negócios – integrando oportunidades pela inovação

A expressiva presença do Cariri entre os finalistas reforça o protagonismo da região em iniciativas voltadas ao desenvolvimento territorial, fortalecimento da economia local, turismo sustentável, agricultura familiar, inovação e inclusão social.

Demais municípios finalistas na Paraíba

Além das cidades caririzeiras, também estão na fase final projetos de Alhandra, Brejo do Cruz, Caaporã, Cajazeiras, Campina Grande, Dona Inês, Ingá, Itabaiana, João Pessoa, Lagoa Seca, Mamanguape, Paulista, Pedra Lavrada, Pedras de Fogo, Picuí, Pitimbu, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Puxinanã, Queimadas, Santa Rita, São Bento, São José do Sabugi e Serra Grande.

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem como propósito reconhecer, valorizar e difundir práticas inovadoras implementadas pelas gestões municipais, contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios, estímulo ao empreendedorismo e fortalecimento da economia local.

A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no dia 31 de março, quando serão anunciados os vencedores de cada categoria, com premiação para os projetos classificados em primeiro e segundo lugares.