Câmara mantém mandato de Carla Zambelli após votação em plenário não atingir quórum necessário
A Câmara dos Deputados decidiu, nesta terça-feira, manter o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), mesmo após sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No plenário, 227 parlamentares votaram a favor da cassação e 170 foram contra, mas o resultado não atingiu o mínimo de 257 votos exigidos para a perda do mandato, o equivalente à maioria absoluta da Casa.
O processo de cassação ganhou grande repercussão nacional após Zambelli ser considerada culpada em duas ações no STF e deixar o país rumo à Itália, onde permanece presa. A fuga elevou a pressão política sobre o caso e intensificou os debates entre parlamentares.
Antes de chegar ao plenário, o pedido de cassação havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que recomendou a perda do mandato. No entanto, a etapa decisiva, que depende de votação nominal no plenário, não confirmou a cassação.
Com a decisão, Carla Zambelli segue exercendo seu mandato, apesar das condenações e do impasse jurídico e político que ainda deve gerar novos desdobramentos.
Com Blog do Bruno Lira.
