O alcoolismo, também chamado de transtorno por uso de álcool, é responsável por 10,5% das mortes associadas ao uso de álcool no Brasil e faz 21 vítimas fatais por dia no país. Entre 2022 e 2023, houve um aumento de 2,8% no número de hospitalizações por alcoolismo – quatro pessoas são hospitalizadas por hora no país por esta causa.

Os dados são da sétima edição do anuário “Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2025”, publicado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), a partir de dados do Datasus e do IBGE.

Onze estados apresentam taxa de óbito em razão do alcoolismo por 100 mil habitantes superior à média nacional (3,6). Neste ranking, Piauí, Bahia, Espírito Santo e Tocantins são os que apresentam a maior taxa.

Ao analisar a taxa de internação por 100 mil habitantes, oito estados possuem índice superior à média nacional (19,3), com Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina liderando as internações por alcoolismo no país.

A pesquisa aponta que, entre 2022 e 2023, houve uma queda de 9,2% no número de óbitos por alcoolismo. Essa diminuição ocorreu pelo segundo ano consecutivo, após um aumento sem precedentes durante a pandemia de covid-19. O psiquiatra e presidente do CISA, Arthur Guerra, diz que não chegamos ainda aos números pré-pandemia, mas caminhamos para isso.

Via: Blog do Erbi